As Vantagens do Uso de Monitores de Saúde/Fitness


Você sabe o que são monitores de saúde/fitness? Vem à nossa imaginação acessórios, ou até aplicativos de smartphones que medem, com boa ou ótima precisão, variáveis relacionadas a todo e qualquer tipo de monitoramento, seja com a finalidade de saúde, qualidade de vida ou desempenho esportivo.

A idéia dos “monitores” remete, propriamente, ao uso de acessórios, que captam as informações e, num segundo momento, transferem os mesmos para um banco de dados, a partir de sincronismo direto, seja através de um computador ou por conexão sem fio com smartphones. Daí, dependendo do monitor utilizado, você assina o serviço vinculado, no qual pode-se visualizar resumos, gráficos, análises, enfim, tudo aquilo que o monitor promete medir.

O seu objetivo determinará o tipo de monitor que pretende adquirir: se for para qualidade de vida ou saúde, há opções muito interessantes para monitoramento de número de passos, lances de escada ou quilômetros completados durante o dia, qualidade do sono, consumo e gasto calóricos diários, registro de variáveis clínicas como glicose sanguínea, pressão arterial, etc; se for para desempenho esportivo, pode-se monitorar quilômetros percorridos de corrida, ciclismo e outros, velocidade real e média, ritmo, altitude, etc.

Bom, mas a “pulga atrás da orelha” te diz que o seu smartphone possui aplicativos semelhantes, ao que os monitores prometem te proporcionar, sem precisar pagar a mais por isso! Sim, há, mas por estarem vinculados e dependentes do funcionamento do seu gadget, podem usar em demasia o GPS, o nível de processamento, sincronização em tempo real com o banco dados (depende do serviço) e, pior de tudo, a bateria! Pois é, a energia vai para o saco, literalmente… Os monitores cumprem bem essa função, pois poupam tudo isso, sem a necessidade de acionar o smartphone durante o seu uso. Obviamente, em alguns momentos do dia, almoço, intervalos do trabalho ou antes de dormir, sincronizá-los é muito importante para se ter a ideia de como foi o seu dia.

Dúvidas, sugestões de pautas e críticas serão sempre bem-vindas!

Até a próxima!

Anúncios